Jovens recebem batismo de capoeira em Lafaiete



No último sábado (01/12), a praça CEUS do bairro Rochedo, em Lafaiete, foi palco do batizado de capoeira dos meninos e meninas integrantes da comunidade quilombola da Vila Domingos e alunos da Praça CEU´s assistidos pelo projeto “Poder da Visão Racional”. 
O evento foi uma iniciativa conjunta das secretarias municipais de Educação e Esportes da Prefeitura de Lafaiete.




Os 48 integrantes receberam os cordéis, cada um dentro de sua respectiva categoria, sob aplausos entusiásticos de seus familiares e membros da comunidade.


Por meio do ensino da capoeira, os meninos da comunidade quilombola São Domingos, recentemente reconhecida pelo governo federal, têm a preciosa chance de resgatar as raízes africanas. Ao mesmo tempo, aprofundam a convivência social.


De acordo com os realizadores do projeto “Poder da Visão Racional”, esta comunidade remanescente dos quilombos estava praticamente isolada dentro do município. 
O tutor do projeto é Antônio Carlos Manuel, conhecido como Mestre Nem Capoeira, que conscientizou os moradores da comunidade sobre a importância do reconhecimento e resgate de suas origens quilombolas.


O primeiro batizado de capoeira contou com a presença de mestres de Barbacena, Ouro Preto, Mariana, Congonhas e Belo Horizonte, que vieram a Lafaiete para prestigiar o evento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog