A Verdade do Esporte Lafaietense



A verdade sobre o ESPORTE LAFAIETENSE


A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer vem através deste direito de resposta esclarecer acusações feitas pelo Sr. Amauri Machado, responsável pela coluna de esportes do Jornal Correio da Cidade. 

Inicialmente iremos explicar comentários infelizes de um repórter que escreve o que ouve e que nunca compareceu à Secretaria de Esportes para se inteirar do que está acontecendo no esporte (não somente o futebol) da cidade, para questionar sobre a morosidade de alguns processos, sobre a legalidade e viabilidade de ações desejadas por todos.


A Secretaria Municipal de Esportes conta hoje com um total de 24 funcionários, sendo 8 treinadores, 5 do Programa 2º Tempo, 4 em parceria com a Educação e 7, somente 7 pessoas que são responsáveis por gerir o esporte Lafaietense, com o apoio de 4 profissionais da Secretaria de Educação. Não existe venda de horas como afirmado pelo Sr. Amauri, existe trabalho! Trabalho sério e com o compromisso afirmado em campanha de profissionalizar a gestão pública!

Nesta Secretaria, assim como em todo este Governo, não há espaço para amadores, para pessoas que gostem do esporte mas não sabem como geri-lo. Desta forma, a população não deve esperar que façamos coisas improvisadas, apenas para falar que estamos fazendo. Tudo o que é realizado por esta Secretaria é fruto de um estudo de demandas e possibilidades econômicas, além de uma criteriosa avaliação sobre o impacto que o projeto ou ação causará na população.

O Sr. Amauri, por não comparecer à Secretaria de Esportes e/ou não ler o Jornal para qual escreve, não ficou sabendo que das 7 equipes de treinamento do município, 3 foram campeãs (vôlei masculino e feminino e basquete masculino), o handebol feminino ficou em 2º lugar e o handebol masculino em 4º. Não entendemos que o “esporte especializado” já não é o mesmo, que somos “fregueses” das cidades da região, mesmo porque Ouro Branco só entrou com uma equipe nos Jogos de Minas, o handebol Feminino e Congonhas com cinco equipes, Futsal masculino e feminino, voleibol masculino e feminino, handebol masculino.

A expressividade dos resultados foi tanta que a Federação Mineira de Voleibol convidou a equipe do município para disputar o Campeonato Mineiro de Voleibol Profissional.

Todo esse resultado foi conseguido com um investimento muito menor do que se realiza no futebol. Ressaltamos que ninguém desta Secretaria possui um sentimento contrário ao Futebol e muito menos tenha se posicionado contra tal modalidade esportiva, pelo contrário, o Futebol é a única modalidade esportiva que possui dois cargos no organograma da Secretaria de Esportes, O Adjalma que é responsável pelo futebol amador e José Luiz Vasco que é responsável pelo Futebol Varzeano.


A Secretaria de Esportes criou a Seleção de Futebol infantil e juvenil para a disputa do campeonato IMEF, ação que será ampliada no próximo semestre em parceria com os Clubes e os voluntários que desenvolvem tal atividade. Não entendemos quando o Sr. refere-se a proibição do trabalho voluntário. Ação que é estimulada por esta Secretaria. 

Não temos como posicionarmos sobre ações desenvolvidas por outras gestões. Com relação ao repasse da subvenção repassada à Liga de Desportos, nós possuímos o protocolo de recebimento do plano de trabalho e o protocolo de entrega do mesmo na Câmara dos Vereadores. O Sr. e todo cidadão pode solicitar ver estes documentos, teremos prazer em mostrar.

Sr. Amauri, não achamos desrespeito uma Secretaria acrescentar mais uma competição no calendário esportivo municipal, afinal, não é isto que todos esperam? Achamos desrespeito é o Sr. escrever uma matéria desta, sem buscar informações, dados concretos do que realmente está acontecendo, escrever sob influência de pessoas que se dizem amantes/trabalhadores do esporte mas quando veem ações dando certo tentam atrapalhar só porque não estão envolvidos no processo. 

Não improvisamos, planejamos! 

O Estádio Municipal já passou pela última vistoria da Caixa Econômica Federal e está em fase final de prestação de contas. Estamos aguardando a Caixa Econômica Federal emitir a ordem de inauguração para anunciarmos o evento que já está sendo planejado.

Estamos em fase de discussão sobre possível convênio para revitalizar o Ginásio Poliesportivo, que deve neste próximo ano passar por grande reforma.

Abaixo apresentaremos à população Lafaietense e ao Sr. também algumas ações desenvolvidas pela equipe da Secretaria de Esportes e acreditamos que a população verá que ninguém nesta Secretaria está “mamando na teta” de ninguém,apesar de alguns até quererem, mas com certeza não fazem parte desta equipe.

A Secretaria de Esportes e Lazer apoia e realiza diversos eventos esportivos e de lazer em Conselheiro Lafaiete, tornando-se modelo na promoção e no resgate dessas atividades como fator de desenvolvimento humano, valorização da saúde e da melhoria da qualidade de vida da população. Trabalha para fazer da cidade uma referência no esporte Especializado de base, dando continuidade nas categorias sub 14 e sub 17 das modalidades de Vôlei, Basquete, Handebol e Futsal, masculino e feminino.

Além disso, não esquece a sua parte social, desenvolvendo projetos esportivo-sociais, visando à valorização do Esporte Educacional, diminuindo o tempo ocioso das crianças e jovens de todo o Município, através do Projeto Meninos de Queluz, Programa Segundo Tempo e também atua na prática de atividades físicas no Centro de Referencia do Idoso CRI.

Portanto segue abaixo todas as ações realizadas pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer neste ano, até a presente data.


Ações da Secretaria

Jogos Escolares de Minas Gerais - JEMG


O Minas Olímpica Jogos de Minas é um programa do Governo do Estado de Minas Gerais que consiste na mais tradicional competição esportiva do Estado, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (SEEJ), com a colaboração das Prefeituras do Estado de Minas Gerais, bem como das Federações Esportivas Mineiras. Acontece na fase municipal, microregional e regional.

A Secretaria de Esportes e Secretaria de Educação do município promoveu a fase municipal dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG). A competição contou com a participação de aproximadamente um mil e quinhentos atletas na categoria módulo I ( 12 à 14 anos ) e módulo II ( 15 à 17 anos), nas modalidades de basquete, futsal, handebol voleibol e xadrez, nos naipes masculino e feminino. Organizamos, em parceria com a Superintendência Regional de Ensino (SRECL), a fase micro regional do JEMG. A competição contou com a participação de quatorze cidades “filiadas” a SRECL, perfazendo oitenta e oito equipes nas modalidades e naipes citados anteriormente; o número de atletas que participou da etapa é de aproximadamente um mil e cem atletas.

Jogos de Minas

Nosso Município foi representado na fase Regional que aconteceu em João Monlevade de 01 a 05 de Maio, com 8 equipes, sendo: Vôlei, basquete, handebol e futsal, masculino e feminino.

Obtivemos a seguinte classificação: Basquete masculino, vôlei feminino e vôlei masculino foram campeões. Handebol feminino 2º lugar e Handebol masculino 4º lugar. Informamos também que nosso Município ficou em 2º lugar geral da competição, ficando bem a frente das Cidades vizinhas, conforme tabela abaixo:

Categorias de Base


O Município oferece treinamentos para categorias de base de vôlei, basquete, handebol e futsal, todos os dias no Poliesportivo Municipal e para maiores informações ligue: 37691811.



Ginástica da terceira idade

Projeto desenvolvido no Salão Paroquial da Igreja do Santo Antônio, conta com aulas de ginástica e dança. Atende cerca de 100 pessoas com idades entre 50 e 70 anos.


Viver bem até os cem

Projeto desenvolvido no Centro de Referência ao Idoso CRI no bairro Museu nas terças e quintas- feiras com aulas administradas pela educadora física Darlene de Fátima Tavares Castro.


Programas e Projetos

Execução em parceria com a Secretaria de Educação do Projeto Meninos de Queluz, que atende mais de 300 crianças, com iniciações esportivas em futebol, vôlei. Handebol e futsal.

Execução do Projeto Movimente-se, com parceria da Unimed, atendendo cerca de 100 pessoas na praça do Cristo;

Contratação de técnicos para categoria de base do Esporte Especializado e das equipes que representam Conselheiro Lafaiete em diversas competições;



Estádio Municipal

Foram necessárias três administrações para que o estádio municipal fosse concluído. Finalização as obras do Estádio no mês de Maio de 2013 e aguardamos apenas a prestação de contas entre 2008 a 2011 para usufruirmos do nosso espaço esportivo.


Coordenação Pedagógica de Educação Física/ Coordenação de esportes especializados 



Em parceria com a Secretaria de Educação criou-se a coordenação em Educação Física escolar, por entender que está disciplina tão importante no cenário educacional, tem relação direta com a instituição que é o esporte na sociedade e que realizou até o momento:

•Criação e elaboração do Planejamento Anual/Proposta pedagógica de Educação Física do 1º ao 5º ano e de 6º ao 9º anos do ensino fundamental para que todos os alunos das escolas municipais tenham o mesmo conhecimento na área educacional da Educação Física

• Realização de Fórum de discussão sobre o planejamento de Educação Física com os professores de educação física do 1º ao 5º ano do ensino fundamental no intuito de conhecer a viabilidade e concretude da proposta junto aos profissionais.

• Elaboração do calendário anual de educação física com capacitações para os profissionais e a realização de torneios esportivo-escolares junto à SEMED e Secretaria de Esportes no intuito de fomentar a prática da atividade física extra escolar.



Relatório Semestral da ações realizadas pela Coordenação do Futebol 

Varzeano do município de Conselheiro Lafaiete

•Reelaboração atualização do regulamento da Taça Lafaiete de futebol Varzeano 2013
• Reunião para a apresentação do regulamento da Taça Lafaiete de futebol Varzeano 2013 com todos os dirigentes dos times participantes.
• Reunião para a apresentação do regulamento da Taça Lafaiete de futebol Varzeano 2013 com a equipe de arbitragem.
• Realização da Taça Lafaiete de futebol Varzeano 2013.


A taça Lafaiete de Futebol Varzeano aconteceu no período de Abril à Junho de 2013 , participando do mesmo 12 equipes sendo:
  • Mato Dentro
  • São Gonçalo
  • Caéte
  • Almeidas
  • Araxá
  • Milan
  • Nova Geração
  • Satélite
  • Kelma
  • Ajax
  • São Benedito
  • Penharol

As equipes foram divididas em 3 categorias ( 3º Quadro; Aspirante e Principal). Os jogos foram realizados aos domingos começando à partir de 11:00 hs e terminando às 17:00 hs. As equipes participantes demonstraram empenho, garra e comprometimento nos jogos, fazendo do campeonato um momento de alegria e interação social, coisas que o esporte pode proporcionar em todo  seu contexto.

Os eventos realizados na área varzeana, são de acordo firmado e consentido por todos os responsáveis pelas equipes participantes, dividindo todos os custos do evento, sendo que neste campeonato ficou determinado que as mesmas arcariam com as despesas de arbitragem, local de jogo e transporte, ficando responsável pela organização e premiação, a Secretaria de Esportes e Lazer.


Apoio da Secretaria ao Futebol de Conselheiro Lafaiete

  • Flamengo Esporte Clube para Santana dos Montes, taça vertentes.
  • Atletique para Capela Nova, taça Vertentes.
  • Aimoré para Jeceaba, taça Vertentes.
  • Mineiro Esporte Clube para Congonhas, taça Vertentes.
  • Flamengo Esporte Clube para Itaverava, taça Vertentes.
  • Queiróz Júnior para Santana dos Montes, taça Vertentes.
  • Mineiro Esporte Clube, para Ouro Branco, FRADEMI.
  • Centroluz Esporte Clube, para Entre Rios, FRADEMI.
  • Seleção de Lafaiete para Lagoa Santa, para IMEF.
  • Queiróz Junior para Itaverava, taça Vertentes.
  • Aimoré para Gagé, taça Vertentes.
  • Mineiro Esporte Clube para Jeceaba, taça Vertentes.
  • Flamengo Esporte Clube, para Jeceaba, taça Vertentes.
  • Mineiro Esporte Clube, para Santana dos Montes, taça Vertentes.
  • Seleção de Lafaiete para Betim, IMEF.
  • Seleção de Lafaiete, para Belo Horizonte, IMEF.
  • Aimoré para Itaverava, taça Vertentes.
  • Flamengo Futebol Clube para Jeceaba, taça Vertentes.
  • Aymoré para Santana dos Montes, taça Vertentes.
  • Seleção de Lafaiete para Contagem, IMEF.
  • Flamengo Esporte Clube para Santana dos Montes, taça Vertentes.
  • Seleção de Lafaiete para Divinópolis, IMEF.
  • Aymore para Ouro Branco, FRADEMI.
  • Flor da Serra para Entre Rios, FRADEMI.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog