Projeto da Praça do PEC é apresentado à comunidade

Projeto da Praça do PEC é apresentado à comunidade

Publicado em 1 de março de 2013 às 16:59 na editoria de Geral -
Em reunião realizada na noite de ontem (28/02) os moradores dos bairros Rochedo, Progresso, Real de Queluz, Bela Vista, Jardim das Flores, União, Moinhos, Santa Maria, Jardim do Sol e São José tiveram a oportunidade de conhecer o projeto da Praça do PEC, hoje chamada de CEU – Centro Unificado das artes e dos Esportes. A proposta apresentada neste encontro foi criar um grupo de moradores que irão gerir a praça em parceria com o município. Segundo a Assistente Social, Maurilena dos Santos de S. Queiroz, que apresentou o projeto, a interação entre gestores municipais e representantes comunitários será de extrema importância, pois irá possibilitar o conhecimento das demandas da população, além de garantir o cuidado e a manutenção da praça por meio da nomeação de um grupo de moradores que serão os responsáveis pela organização do local. Este grupo será capacitado por meio de oficinas.
Elisângela Lopes, pós-graduada em enfermagem do trabalho e moradora da região, disse que a iniciativa do projeto é muito boa tanto para a comunidade quanto para Lafaiete. “Eu identifico isso como um renascimento que é uma oportunidade dos jovens saírem das drogas para vir para dentro do projeto e dentro dele eu enxergo a possibilidade de ter educação musical, teatro, aula de dança etc.”. Ela enfatizou ainda que já vislumbra um resultado positivo tanto nos projetos que forem implantados quanto na reeducação da população no que diz respeito à preservação do patrimônio público. “E preservando o patrimônio teremos condições financeiras de fazer outros projetos semelhantes a estes”, concluiu Elisângela.
O Vereador Antônio Severino (PT) também vê a implantação do CEU de maneira muito positiva e acredita que o projeto terá alto impacto social que trará muitas vantagens para a população. “É uma iniciativa do Governo Federal em parceria com os municípios e eu acho que vai transformar a região onde está sendo implantado”. Ele disse ainda que seu papel enquanto vereador e professor é de dar todo o apoio necessário. “Vou levar o recado para meus colegas vereadores para a gente estar de certa forma contribuindo para que este projeto tenha êxito”, destacou Antônio Severino.
As primeiras reuniões para implantação do CEU em Conselheiro Lafaiete iniciaram-se no ano passado, quando foram realizados encontros em julho e agosto, na Escola Estadual Professor Astor Viana com participação popular. O projeto também foi apresentado aos conselheiros do Conselho Municipal de Assistência Social e aos assistidos no CRAS Moinhos, que abrange toda a região. A próxima reunião está prevista para o dia 14 de março, às 19h, na Escola Municipal Ely Franco Ribeiro.

O Projeto
Os CEUs fazem parte da segunda etapa do programa de aceleração do crescimento – PAC 2, do Governo Federal e tem como objetivo a integração de programas e ações setoriais para promoção da cidadania e redução da pobreza.
Entre as atividades que podem ser executadas no CEU estão a implantação de programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços sócio assistenciais, políticas públicas de prevenção à violência e inclusão digital.
A concepção, objetivos e projetos arquitetônicos de referência das Praças foram desenvolvidos por uma equipe multidisciplinar e interministerial que desenvolveu três modelos de Praças, previstos para terrenos com dimensões mínimas de 700 m², 3.000 m² e 7.000m². Para Lafaiete o modelo definido foi no tamanho de 3.000 m² composto por dois edifícios multiuso onde serão oferecidas salas multiuso, biblioteca, telecentro, cineteatro/auditório com 60 lugares, quadra poliesportiva coberta, pista de skate, equipamentos de ginástica, parquinho, pista de caminhada e uma unidade do CRAS.
O recurso vem do Governo Federal que para este modelo disponibilizou uma verba no valor de R$ 2.020.000, 00. O terreno situado no Bairro Rochedo, entre as Ruas Ito Alves e José Perpétuo (Próximo à Igreja Comunidade Sagrada Família) foi doado pela administração municipal que também será responsável pela manutenção e funcionamento do CEU.
Assinatura do contrato foi realizada em 28 de fevereiro de 2012 e o início da obra foi autorizado em 04 de janeiro de 2013. A obra já está em andamento.
 Texto e fotos: Kátia Matos – Jornalista 

Fonte: www.infoconoticias.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog